Musica

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Introdução À Sagas

Todos gostam de uma boa história (claro que sempre há exceções) e é claro, a Islândia com toda sua magnitude, tem ótimas histórias pra contar. São as chamadas Sagas Islandesas, histórias que contam a história do país, mitologias e fatos, ação e aventuras, tudo que for de mais emocionante está contido nas sagas, que digamos assim, são a literatura islandesa, como contos de bravos guerreiros e conquistas do país (essas são as chamadas sagas legendárias). Mas em sua maioria as sagas contam de fatos remotos, como a chegada de estrangeiros ao país, como bispos católicos e santos do catolicismo. As sagas contam também a história de reis escandinavos, chamada a "saga dos reis" (nome original, não), e também conta a história de personagens que marcaram a história da Islândia. Vale salientar, que as sagas são de origem islandesa, em seguida espalhou-se tornando-se as sagas nórdicas que conhecemos.
TEMOS AS SAGAS:
Sagas de santos e Sagas de bispos: Falam da chegada dos bispos católicos e o emprego do cristianismo no país.
Sagas de Reis (Konungasögur): Como dito anteriormente, conta a história dos reis escandinavos.
Sagas de Islandeses (Íslendingasögur): Falam do descobrimento da Islândia no ano de 874, falam também da rivalidade de importantes familias islandesas e dos conflitos de colonização, misturando realidade com mitologia.
Sagas Legendárias (Fornaldarsögur): Essas são do tempo anterior a colonização, e contam sobre a mitologia do país, alguns com relações a eventos históricos, mas elementos mágicos e fantasiosos predominam.
Sagas Cavaleirescas (Riddarasögur): são relacionadas com ciclos literários da Europa medieval como a Matéria de França e a Matéria de Roma.<<< Trecho tirado da wikipédia

Eu procurei e muito essas sagas para poder apresentar todas, mas não obtive bons resultados. Enfim eu consegui achar no mercado livre um cara que tinha um livro de uma das sagas, a saga "Gretir, O Forte", comprei o livro e aguardo a chegada dele, e assim que ele chegar irei digita-ló para disponibilizar a todos que se interessem pelo assunto. Quanto as outras sagas, farei o possivel para conseguir achar outras, mas aviso que é dificel achar, pois há pouco conteúdo da Islândia na internet, tentarei olhar em livros e nao descansarei até conseguir colocar todas as sagas aqui, espero sinceramente que meu trabalho não seja em vão e que os que lerem esses post, realmente entendam o valor desse lugar, a Islândia é um lugar mágico que só aqueles que realmente amam entendem. Um abraço a todos que lerem isso, e espero que gostem desse blog, em breve estarei postando o livro. Aqui está uma foto dele quando eu comprei.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário